Escape à ficção

Bernardo Pizarro

BERNARDO PIZARRO MIRANDA

ISCTE - INSTITUTO UNIVERSITÁRIO DE LISBOA

BIO

Bernardo Pizarro Miranda desenvolve estudos de arquitectura na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (licenciatura em Arquitectura em 1987) e um programa de pós-graduação na Escola Técnica de Arquitectura da Universidade Politécnica de Barcelona (1989 -1990).

Professor, desde o ano de 2001, do curso de Arquitectura do ISCTE-IUL, leccionando nas áreas científicas do projecto e das tecnologias. Doutorado em 2014 pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, na área da Arquitectura, com o tema “Arquitectura e liturgia. Do lugar da liturgia à liturgia como lugar”. Colabora com Raul Hestnes Ferreira de 1990 a 1996 na realização dos projectos para o complexo de edifícios do ISCTE-IUL, Instituto Universitário de Lisboa.

Estabelece em 1996, em Lisboa, o seu escritório, desenvolvendo projectos nos domínios da arquitectura, do restauro e da reabilitação de edifícios.

De entre os trabalhos desenvolvidos, releva-se a coordenação editorial do livro e exposição ‘Raúl Hestnes Ferreira. Arquitectura e universidade’, o primeiro prémio no concurso internacional Europan: “Suburban challenge, urban intensity and housing diversity”, com uma proposta para a frente ribeirinha do Montijo, o primeiro prémio em 2012 no concurso ‘Desafios Urbanos’, com uma intervenção no centro histórico do Porto, o projecto para um complexo residencial no centro histórico de Vila Nova de Gaia, a reabilitação de um quarteirão urbano em Tinalhas – Castelo Branco e o projecto da ermida do ‘Cristo do Silêncio’, em Palmela.