Escape à ficção

María Pura Moreno Moreno

DAVID BAENA ASENCIO

UNIVERSIDAD INTERNACIONAL DE CATALUÑA UIC

BIO

Arquiteto formado na UPC ETSAV em 1989, co-fundador da BCQ arquitetura barcelona em 1991.

Desde o início David Baena conciliou o exercicio da profissão com a docência. Professor de Construção desde 1999 na Universitat Internacional de Catalunya School of Architecture ESARQ-UIC, foi convidado para dar conferências e participar como professor nas principais escolas de arquitetura da Catalunha e no estrangeiro como a Universidad de Anahuac del Sur (México) e a Facoltà di Architettura di Alghero na Sardenha (Itália). Atualmente é codiretor da Área Técnica e membro do Conselho docente da ESARQ-UIC, assim como membro da Associação AxA Arquitetos para a arquitectura.

Entre os projetos da BCQ destacam-se o design do Port Fórum Barcelona 2004, o Pavilhão dos desportos de Olot, diversas habitações em Barcelona, Badalona e Reus, o edifício de Escritórios para a Tesouraria Geral da Segurança Social na Ciutat Vella, Barcelona e a Biblioteca Sant Gervasi-Joan Maragall pela qual, em 2015, David Baena recebeu o Prémio Ciudad de Barcelona e o Prémio Cataluña Construcción de Dirección de Ejecución. Entre os seus outros prémios recentes destaca-se o Prémio de edifícios industriais e logísticos MIPIM 2013 pela Depuradora del Alt Maresme Nord.

Os projetos da BCQ arquitetura Barcelona foram publicados em numerosos meios de comunicação nacionais e internacionais. Uma visão atual do trabalho do estúdio publicou-se no monográfico de TC Cuadernos n.105 BCQ Baena Casamor Arquitectura.