Escape à ficção

Alexandre Marques

ALEXANDRE MARQUES PEREIRA

UNIVERSIDADE LUSIADA DE LISBOA

BIO

Em 1981 entra para o curso de arquitectura da Escola Superior de Belas Artes do Porto, tendo acabado em 1986 na Faculdade de Arquitectura de Lisboa, donde é natural e residente.

Em 1986 é convidado pelo arquitecto Manuel Tainha, para trabalhar no projecto da Faculdade de Psicologia de Lisboa, tendo participado como colaborador ou co-autor, em vários trabalhos produzidos nesse atelier.

Em 1996 cria atelier, no qual vem produzindo, trabalhos próprios e trabalhos em associação com outros arquitectos, tais como bibliotecas, escolas, equipamentos públicos, habitação e reabilitação em geral.

Desde 1993 é docente da Cadeira de Projecto de 5ºano, na Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada de Lisboa.

Participou de 1998 a 2001 como representante da Ordem dos Arquitectos, nos Concursos Europan para jovens arquitectos Europeus, tendo sido, júri na edição de 2000 e de 2003.

Foi Visiting Professor em 2006 na Universidade de Auburn, Alabama U.S.A.

Doutoramento em Arquitectura pela Universidade Lusíada em Julho de 2012 com a tese intitulada Do classicismo moderno à experiência sensível: A cultura arquitectónica moderna e os fenómenos de reciprocidade das sínteses culturais entre a cultura nórdica e a cultura mediterrânica.

Foi desde Janeiro de 2007 até 2009, colaborador permanente na revista de arquitectura, Arquitectura e Vida, sendo responsável pela área de obras e projectos.

Em 2009 abre a empresa ALEXANDRE MARQUES PEREIRA - ARQUITECTURA UNIPESSOAL, LDA Em 2017, é convidado a ser associado do gabinete Saraiva e Associados, e a empresa ALEXANDRE MARQUES PEREIRA - ARQUITECTURA, LDA, passa a integrar o grupo S+A.